No Seminário ‘Acelerador de Investimento Portugal 2020’, que se realizou ontem, dia 6 de Julho, em Aveiro, foram apresentadas as propostas do Governo no sentido de promover a aceleração do ritmo de realização dos fundos da União Europeia, o que se constitui como um dos instrumentos prioritários para o relançamento da economia a curto prazo.
O foco deste mecanismo é o de incrementar a dinâmica conseguida com a contratação dos projetos em paralelo com o estímulo aos projetos capazes de antecipar a sua concretização.
Em termos concretos trata-se de incentivar a execução e a antecipação do investimento de forma concentrada no ano de 2016. Será ainda criada uma medida excecional e temporária de incentivo à antecipação e consolidação de investimento em 2016 no âmbito do Portugal 2020, orientado para dois tipos de promotores:
- Empresas com investimentos contratados ou a contratar no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva do Portugal 2020;
- Municípios com contratos celebrados ou a celebrar no âmbito dos PEDU – Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano e PARU – Planos de Áreas de Reabilitação Urbana.
Saiba mais lendo o Folheto informativo deste mecanismo.