Foi publicado o Aviso 15/SI/2020 referente à abertura de candidaturas para Projetos I&D no contexto do surto da COVID-19.

 

O concurso está enquadrado no Sistema de Incentivos a Atividades de Investigação e Desenvolvimento e ao Investimento em Infraestruturas de Ensaio e Otimização (upscaling) no contexto da COVID -19, criado pela Portaria n.º 96/2020, de 18 de abril.

Pretende-se facilitar e estimular projetos e iniciativas de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e Inovação entre os centros de interface tecnológica e laboratórios colaborativos e as empresas.

Tem a dotação indicativa de 23 milhões de euros do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, para responder às necessidades imediatas e a médio prazo do Serviço Nacional de Saúde pertinentes no contexto do combate à Covid-19.

No âmbito deste Aviso, são elegíveis projetos “I&D Empresas”, podendo ser realizados na modalidade de copromoção entre empresas e entidades não empresariais do sistema de I&I e “Infraestruturas de Ensaio e Otimização”.

Os projetos a apoiar devem cumprir o domínio prioritário “Saúde” da Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3 Nacional e/ou regional) e ter data de início dos trabalhos a partir de 1 de fevereiro.

As candidaturas devem ser submetidas até às 19 horas do dia 29 de maio, através do formulário eletrónico disponível no Balcão 2020.

A análise dos projetos será feita pela ANI, no caso de projetos realizados em copromoção, e pelo IAPMEI, no caso de projetos individuais, realizados por uma empresa.

Consulte mais informações sobre Projetos I&DT em Copromoção.

Fonte: ANI