No próximo dia 9 de abril, realiza-se um Encontro que servirá para definir uma Agenda de Cooperação no setor do Turismo, entre o GNP-AECT – Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal e a CCDRN – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

A reunião, que tem lugar no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, vai abordar temas de Cooperação como: os Caminhos de Santiago, a Valorização do Património e a Internacionalização da marca “Um Destino, Dois Países”.

Entre os organismos envolvidos destacam-se a Xunta da Galicia, o Instituto de Turismo de España – Turespaña, o Turismo de Portugal, I.P., a Axencia de Turismo de Galicia, o Turismo Porto e Norte de Portugal, E.R. e a Associação de Turismo de Porto e Norte de Portugal.

GALIZA E NORTE DE PORTUGAL

A cooperação do Norte de Portugal com a região autónoma da Galiza tem merecido um incremento notável, fundamentado nas proximidades linguísticas e geográficas e potenciado pela contiguidade espacial do eixo urbano Aveiro-Corunha cuja dimensão ultrapassa os 6 milhões de habitantes.

Apoiados nessa dinâmica, a CCDR-N e a Junta da Galiza constituíram, em 1991, a Comunidade de Trabalho Galiza/Norte de Portugal, destinada a potenciar os recursos comuns dos territórios.

Atualmente, esta Comunidade concentra a sua atividade na concretização do “Plano de Investimentos Conjuntos da Euro Região Galicia-Norte de Portugal 2014-2020”, que assume como prioridades a aposta na inovação e na transferência de conhecimento científico para o setor produtivo, em novas oportunidades de emprego, no meio ambiente e no património, assim como na capacitação institucional.

Como resultado do trabalho conjunto desenvolvido nas últimas décadas, a CCDR-N e a Junta da Galiza fundaram, em 2008, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal.

Este organismo está centrado na promoção e valorização da competitividade do tecido empresarial, na racionalização de equipamentos básicos transfronteiriços e no aumento da coesão social e institucional da Eurorregião.

Do envolvimento entre os diferentes parceiros da Eurorregião resultou, ainda, a constituição do Observatório Transfronteiriço Galiza – Norte de Portugal, que reiniciou em 2010 a edição do Anuário Estatístico Galiza Norte de Portugal.

 

Fonte: CCDR-N6