O Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020 atingiu os 50% de execução, conforme anunciado pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

A execução do PDR 2020 “apresenta cerca de 8 meses de avanço sobre o programa anterior”, o PRODER, e Portugal, com 50% de execução do PDR 2020, está muito acima da média de execução dos outros Estados-Membros da União Europeia, que se situa nos 36,8%, afirmou o Ministro na audição na Comissão de Agricultura e Mar.

 

29 MIL PROJETOS DE INVESTIMENTO EM CURSO

Nas medidas de investimento, o Programa já contratou mais de 29 mil projetos, a que corresponde um apoio público de 2,1 milhões de euros, já em execução, e mais de 2,9 milhões de euros de investimento total.

Até ao momento, o PDR 2020 acolheu já um total de 258 205 candidaturas, a que acrescem 9 062 candidaturas transitadas do programa anterior. Das 258 205 candidaturas, 62 470 correspondem a projetos de investimento nas explorações agrícolas, na agroindústria, em infraestruturas e nas florestas.

Trata-se de um volume de projetos que ultrapassa largamente o número apresentado ao longo do anterior quadro de apoio, e que é tanto mais significativo se tomarmos em linha de conta que só agora entrámos na segunda metade do período de vigência do quadro. 

“Esta procura de apoio público corresponde a uma dinâmica de crescimento muito positiva, traduzida numa disponibilidade de investimento que está a ser direcionada para este setor”, sublinhou o Ministro.

Fonte: República Portuguesa