Estão abertas inscrições para o Workshop “Estratégias de negociação com os países árabes e regras protocolares”, com entrada gratuita, que se realiza no próximo dia 21 de Setembro, em Estarreja, com o objetivo de informar o tecido empresarial para a importância de conhecer as regras básicas inerentes à cultura árabe ao nível da negociação empresarial.

Trata-se de uma ação inserida no âmbito do projeto INOV_MARKET cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Este evento é de participação gratuita, mas com inscrição obrigatória até ao dia 19 de Setembro.

Organizado pela AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja, o evento terá lugar nas instalações do Centro de Negócios do Eco-Parque Empresarial de Estarreja, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

No processo de Internacionalização das Empresas, vários aspetos de ordem protocolar e cultural são relevantes e fundamentais para uma negociação de sucesso. No caso dos países árabes em que a cultura, a língua, a religião, a tradição são completamente diferentes da dos países ocidentais é necessário que haja uma adaptação por parte do tecido empresarial ocidental no sentido de agilizar as negociações e não ofender a cultura dos mesmos.

Cada protocolo constitui regras bastante importantes que devem ser respeitadas para que tudo corra da melhor for ma, seja uma simples reunião de negócios ou até um congresso de grande dimensão e de grande relevo.

O protocolo, como instrumento de comunicação, acrescenta valor ao relacionamento que as empresas têm com o exterior e é, consequentemente, uma mais valia. Há inúmeras situações do quotidiano profissional em que os conhecimentos protocolares são um trunfo e contribuem para a transmissão de uma imagem de rigor da empresa.

Este evento é de participação gratuita, mas com inscrição obrigatória até ao dia 19 de Setembro.

A oradora convidada é Isabel Amaral, especialista em imagem, protocolo e comunicação intercultural; mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa e Investigadora do Instituto Oriente (ISCSP) e Presidente da Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo. Isabel Amaral foi oradora em conferências, palestras, congressos e cursos em Portugal, Bélgica, Países Baixos, Reino Unido, Hungria, Itália, Espanha, Brasil, Argentina, República Popular da China, Angola, Namíbia e Cabo Verde. Autora dos livros “Imagem e Sucesso” e “Imagem e Internacionalização” e coautora da “Enciclopédia de Relações Internacionais” e do “Cerimonial para cerimonialistas”.

Para mais informações e inscrições contacte o GRE da AIDA:

Carla Vieira c.vieira@aida.pt | Deolinda Costa d.costa@aida.pt | Tel: 234 302 493

Fonte: AIDA/Diário de Aveiro