Setenta e cinco empresas portuguesas de têxteis-lar participam de terça a sexta-feira, em Frankfurt, na Heimtextil – principal feira internacional do setor, num investimento de 2,5 milhões de euros apostado em consolidar Portugal entre os maiores exportadores mundiais, com apoio do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Segundo a organização, “estima-se que o investimento feito pelas empresas portuguesas nesta feira seja superior a 2,5 milhões de euros“, sendo que 32 dos participantes beneficiam do apoio da Associação Selectiva Moda (constituída pela ATP e pela Associação Nacional da Indústria de Lanifícios para valorizar a fileira têxtil e moda portuguesa num contexto internacional), numa iniciativa cofinanciada pelo Portugal 2020, através do COMPETE 2020.

Com um total de 2.700 expositores internacionais, a Heimtextil é considerada a mais importante feira internacional de têxteis lar e para hotelaria e abre o calendário de feiras de 2016 da Messe Frankfurt.

Segundo adiantou à agência Lusa fonte da organização da presença portuguesa – que este ano volta a destacar-se como “uma das mais importantes e prestigiantes” da feira -, a comitiva nacional de 75 empresas contará com a visita do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que irão a Frankfurt a convite da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

O objetivo, salienta, é “contactar diretamente com empresas de um setor que tem contribuído significativamente para o aumento das exportações portuguesas“: Portugal é, atualmente, o 5.º maior exportador de têxteis-lar e artigos têxteis confecionados a nível mundial, com vendas estimadas de 700 milhões de euros em 2015 (mais 7% do que em 2014) e uma quota no total das exportações da indústria têxtil e de vestuário de 15%.

Os dados disponíveis até novembro reportam uma subida homóloga acumulada de 7,1% das exportações deste setor, para 647,8 milhões de euros, que compara com os 605,1 milhões de euros do mesmo período de 2014. Em Frankfurt, 85% das empresas portuguesas presentes irão apresentar roupa de cama e banho e artigos têxteis para mesa e cozinha, destacando-se Portugal como o país com a maior representação no ‘hall’ 11, dedicado a artigos ‘premium’.

Durante os quatro dias da Heimtextil são esperados mais de 68.000 visitantes de 133 países, que ali se propõem conhecer as novidades e tendências mais recentes, assim como adquirir artigos têxteis.

Fonte: LUSA/ASM