Foi ontem aprovada, em reunião do Conselho Regional do Norte, a proposta de reprogramação de Fundos da União Europeia (UE) do Programa Operacional NORTE 2020, a qual revê a afetação de 540 milhões de Euros em diversos setores.
A proposta, que será submetida à Comissão Europeia, prevê o reforço do financiamento na Formação inicial e na Formação ao longo da vida, das políticas ativas de Emprego e apoio ao Empreendedorismo de base Local, dos Sistemas de Incentivos às Empresas, do investimento em Infraestruturas e equipamentos de utilização coletiva de proximidade e na Mobilidade Urbana multimodal sustentável.
Na mesma reunião, o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, foi eleito Presidente do Conselho Regional do Norte, órgão consultivo da CCDR-N que acompanha as atividades da instituição.
Sucede ao Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha. A nova composição do Conselho Regional do Norte inclui como Vice-Presidente o autarca do Município da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.
A eleição decorreu na reunião que juntou ontem, na Casa das Artes de Felgueiras, a maioria dos membros do Conselho.
O Conselho Regional do Norte integra na sua composição os 86 presidentes de Câmara Municipal da Região do Norte e cerca de duas dezenas de organizações sociais, económicas, ambientais e científicas representativas do tecido institucional da região.
Acompanhar as atividades da CCDR-N e a execução dos Programas Operacionais cofinanciados, pronunciar-se sobre os projetos de relevância e dar parecer sobre os Planos e Programas de Desenvolvimento Regional, nomeadamente sobre a aplicação de investimentos da administração central na região, são algumas das competências do órgão.
Fonte: NORTE 2020