Encontra-se disponível para consulta e download a Avaliação ex-post
A Avaliação concluiu que o FSE registou 98,7 milhões de participantes atingindo os principais grupos alvo: com baixas qualificações (40%), inativos (36%), desempregados (30%), jovens (30%) e desfavorecidos (pelo menos 21%).
Segundo a Avaliação, pelo menos 9,4 milhões de participantes conseguiram Emprego, 8,7 milhões certificados de qualificação, e 13,7 milhões de outros resultados positivos, como a melhoria de habilitações e competências.
Pelo menos 276.000 entidades foram apoiadas e 109.000 produtos relatados. Com base em simulações macroeconómicas, estima-se que os investimentos em Capital Humano tenham tido um impacto positivo no PIB (aumento de 0,25%) e na produtividade da União Europeia (UE).
De entre as várias conclusões do estudo destaca-se que: O FSE deve continuar a estar estreitamente alinhado com as prioridades da UE e nacionais, mantendo flexibilidade para se adaptar às necessidades emergentes, assegurando a cobertura dos grupos desfavorecidos, centrando-se nos jovens e idosos, promovendo a personalização do apoio, reforçando a orientação para os resultados, a melhoria da capacidade administrativa e a redução da carga administrativa da gestão do Fundo.
A Avaliação ex-post traduz-se no exercício de avaliação que se desenvolve após a conclusão de uma intervenção e que tem como finalidade principal a apreciação dos seus efeitos. Visa analisar em que medida os recursos foram utilizados, a eficácia e a eficiência da programação dos Fundos da União Europeia e o seu impacto socioeconómico.
Consulte os Relatórios Temáticos de Avaliação, Síntese e Relatórios de Países AQUI:
| Avaliação FSE – DG Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão
Fonte: CE-DG Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão