O Município de Vila do Conde viu aprovada a candidatura de apoio financeiro para a destruição dos ninhos da vespa velutina, usualmente conhecida por “vespa asiática”, tendo auferido o montante máximo por beneficiário de 10.000 euros.

Esta medida insere-se no eixo de intervenção “Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta” previsto no Regulamento do Fundo Florestal Permanente e pretende apoiar financeiramente os municípios na tarefa de deteção e destruição dos ninhos e colónias de vespa velutina.

A conhecida “vespa asiática” é um predador de abelhas e de outros insetos que, ao colocar em risco os recursos apícolas, surge como uma ameaça ao cumprimento pelos espaços florestais, da imprescindível função ecológica e, por consequência, agrícola e económica, que é a polinização das plantas.

No inicio deste ano de 2019, e na senda de tentar reduzir/controlar a expansão deste inseto, foi introduzido como método de prevenção, a colocação de 40 armadilhas artesanais, distribuídas criteriosamente pelo concelho, com vista a capturar as vespas fundadoras que saem do período de hibernação e preparam-se para reiniciar o seu ciclo de vida.

No decorrer do presente ano e até ao momento, com especial incidência nos meses de Agosto e Setembro, foram já detetados e exterminados cerca de 80 ninhos um pouco por todo o território concelhio, que não estão circunscritos apenas às zonas rurais, encontrando-se já em áreas urbanas, o que potencia a proximidade à população.

Os munícipes poderão contactar diretamente o município ou divulgar essa informação junto da plataforma online SOS Vespa, para posterior validação por estes serviços. Nenhum cidadão deve, em qualquer circunstância, tentar destruir o ninho pelos seus próprios meios.