Estão abertas as candidaturas até dia 1 de junho ao Programa Daphne da Comissão Europeia, que tem como objetivo apoiar financeiramente projetos nacionais ou transnacionais em multi-agência e cooperação multidisciplinar para responder à violência contra as mulheres ou crianças, e para combater a subnotificação.
Pretende-se com este apoio promover o encorajamento das vítimas e testemunhas a denunciarem a violência contra mulheres e crianças às instituições e autoridades relevantes, já que esta violência continua a ser severamente subnotificada.
O apoio eficaz, a proteção e acesso à justiça das vítimas de violência requer cooperação entre profissionais de uma série de setores de um maior número de denúncias dos incidentes às autoridades.
De acordo com uma investigação realizada pela Agência Europeia dos Direitos Fundamentais, apenas entre um quarto a um terço das mulheres vítimas de violência contactam a polícia, ou outra organização ou autoridade, na sequência da sua mais grave experiência de violência.
Poderão candidatar-se até dia 1 de junho, organizações legalmente constituídas e organizações sem fins lucrativos.
As candidaturas devem ser apresentadas utilizando a ferramenta online de aplicação da PRIAMOS – Direção Geral de Justiça.
Consulte AQUI mais informações sobre o Programa Daphne.