Por ocasião do Dia Europeu da Cooperação e uma semana após a celebração do 25.º aniversário do INTERREG, a iniciativa-quadro para os Programas de Cooperação Transfronteiriça da Política Regional, a Comissão Europeia decidiu lançar uma Consulta Pública à escala da UE sobre os Obstáculos ainda Existentes à Cooperação Transfronteiriça, cuja opinião dos cidadãos é muito importante podendo ainda responder ao inquérito até dia 21 de dezembro.

A Consulta Pública em linha decorrerá até 21 de dezembro de 2015, e abrange as regiões fronteiriças internas da UE, incluindo as fronteiras com a Noruega e a Suíça. As primeiras conclusões serão publicadas no início de 2016.

Persistem ainda numerosas fronteiras jurídicas e administrativas que entravam as atividades transfronteiriças. Existe, por isso, um significativo potencial económico por explorar nas nossas regiões fronteiriças. Através desta consulta pública, a Comissão poderá conhecer a opinião de 185 milhões de cidadãos da UE que vivem nas regiões fronteiriças sobre os obstáculos com que se deparam na sua vida quotidiana, bem como as suas sugestões para os superar.

Falando a partir de Viena, onde a consulta foi lançada, a Comissária responsável pela Política Regional, Corina Creţu, declarou que: «Mais de 10 mil milhões de euros de fundos da Política de Coesão serão investidos nas nossas regiões no período de 2014-2020, para estimular a cooperação transfronteiriça. Mas o financiamento não é suficiente e penso que podemos fazer mais. No decurso do presente mandato, a Comissão tenciona apresentar propostas concretas para resolver os problemas transfronteiriços ainda existentes; para isso, precisamos do contributo valioso dos cidadãos que enfrentam todos os dias esses obstáculos. Espero poder contar com muitos de vós, não só para participarem na consulta, mas também para a divulgarem e incentivarem os cidadãos, as organizações e as empresas a responder.»

Para reforçar a sua iniciativa, a Comissária Creţu solicitou aos principais responsáveis da Direção-Geral da Política Regional e Urbana que contribuíssem para a recolha desta informação e que promovessem no terreno os benefícios dos programas INTERREG.

Mais informação sobre Cooperação Transfronteiriça no InfoRegio website.

Fonte: InfoRegio/CE