O projeto CIN – Smart Factory for Innovative Coatings cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020 visa implementar o conceito de “Fábrica Inteligente” na Nave Central da CIN, recorrendo a métodos e tecnologias ligadas e controladas em rede, proporcionando elevados níveis de automação, eficiência, precisão e fiabilidade.

O projeto CIN – Smart Factory for Innovative Coatings centra-se na alteração fundamental do processo produtivo da Nave Central da CIN, visando a introdução de um conceito inovador a nível internacional no âmbito do setor das tintas e vernizes, nomeadamente o conceito de “Fábrica Inteligente”.

A introdução do referido conceito implica, pois, uma abordagem integral que contempla alterações em todas as fases do processo produtivo, incluindo:

  • Reengenharia do fluxo de materiais ao longo da cadeia de valor, incluindo a criação de canais de dedicados
  • Endogeneização de tecnologias produtivas de ponta, mais inteligentes e eficientes
  • Maior integração entre os sistemas físicos e os sistemas digitais, numa lógica de Indústria 4.0.

Em suma, uma alteração fundamental de natureza inovadora e estruturante, que afetará o processo de transformação do produto, desde que a matéria-prima chega ao armazém, até ao momento em que o produto acabado é embalado para expedição. 

Tendo em conta o grau de inovação associado ao novo processo produtivo, revela-se de crucial importância dotar os colaboradores das competências core associadas à operação dos novos equipamentos e sistemas e, bem assim, associadas à nova filosofia de produção a adotar.

Neste sentido, a CIN preparou um plano de formação para os seus colaboradores que permitirá colmatar o gap de competências suscitado pelo projeto de investimento. 

 

Fonte: Compete 2020