Os fundos da União Europeia (UE) vão apoiar a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, na internacionalização de empresas portuguesas até 2020, com ações em mercados por todo o mundo.

A candidatura feita pela Nerlei, aprovada até Julho de 2020, contempla o projeto ‘International Business 2018-2020‘, financiado a 50% por fundos da UE, através do Programa Operacional COMPETE 2020 e prevê apoiar 113 empresas de diversos sectores de atividade.

Para tal vão ser desenvolvidas 15 ações que envolvem mais de uma dezena de mercados internacionais em todo o mundo.

Este projeto abrange empresas das regiões Norte e Centro de vários sectores, e tem como finalidade a sua capacitação internacional com o intuito de reforçar a sua presença ou entrar em novos mercados.

Para a prossecução dos objetivos estratégicos de internacionalização estão contempladas ações em diversos mercados externos, que passam pela participação em feiras internacionais, missões empresariais, missões virtuais, missões inversas (receção de importadores) e workshops com foco no tema da internacionalização que reforcem a competitividade das PME portuguesas.

A ação está inserida no projeto ‘International Business 2018-2020‘, promovido pela Nerlei, que tem como objetivo desenvolver e reforçar as capacidades das PME no domínio da internacionalização, contribuindo para o aumento da base e da capacidade exportadora e da visibilidade internacional das empresas nacionais.

É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante superior de quatro milhões de euros, dos quais dois milhões e 244 mil euros são provenientes do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Fonte: Diário de Leiria/Compete 2020