AIP – Associação Industrial Portuguesa, vai realizar uma Missão Empresarial à principal economia europeia, a Alemanha, focada nas cidades de Düsseldorf e Colónia, que decorrerá entre os dias 16 e 20 de outubro, com o apoio do COMPETE 2020 – Programa Operacional competitividade e Internacionalização.

Esta missão centrar-se-á em reuniões b2b organizadas mediante o perfil de cada empresa participante previamente agendadas com os potenciais parceiros de negócio locais.

Veja aqui o PROGRAMA.

A Alemanha desempenha um papel fundamental nas relações comerciais internacionais, ocupando, em 2014, o 3º lugar no ranking mundial de exportadores (atrás da China e EUA), com 7,9% do valor global das exportações mundiais, e também o 3º lugar no de importadores (atrás dos EUA e China), respondendo por 6,4% do valor global das importações mundiais, o que lhe confere o estatuto destacado do maior mercado europeu e o principal motor do seu crescimento económico e ainda um dos mais competitivos do mundo.

Em 2014, segundo o INE, quase 3.000 empresas portuguesas exportavam para a Alemanha. Em novembro de 2015, a quota da Alemanha no comércio internacional português de bens e serviços foi de 11,1%, enquanto cliente, e de 11,8% como fornecedor.

MÁQUINAS e APARELHOS|VEÍCULOS E OUTRO MATERIAL DE TRANSPORTE: As exportações portuguesas para a Alemanha estão bastante concentradas nestes dois grupos de produtos e em 2014 representavam quase metade (48,9%) do valor global de expedido. Dos restantes grupos de produtos com maior relevo, destacam-se os plásticos e borracha (8,3% do valor global), produtos químicos (7,5%), calçado (6,2%) e os metais comuns (5,3%).

SETOR CASA:  Apesar da forte concorrência internacional, a qualidade dos produtos portugueses é reconhecida e a designação Made in Portugal é argumento positivo de venda. Em 2014, a Alemanha foi o 3º maior cliente de Portugal em produtos cerâmicos. No vidro, a Alemanha representa o 2° parceiro comercial mais importante para Portugal, com compras no valor de 9,9 milhões de euros (2014). Nos artigos de cutelaria portuguesa, a Alemanha tem vindo a reforçar a sua posição enquanto cliente e, em 2015, foi o 2º maior comprador, importando de 1,3 milhões de euros (5,9% do total dos artigos de cutelaria).

SETOR AGROALIMENTAR: É o maior mercado europeu de bens alimentares e o 2º maior de importação a nível mundial. A importação alemã de Portugal em produtos agroalimentares ronda os 130 milhões de euros. Sensível ao preço, o consumidor alemão aprecia produtos autênticos, certificados, de alta qualidade e com uma boa relação preço/qualidade.

Esta missão da AIP é parte integrante do projeto conjunto cofinanciado pelo COMPETE 2020, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Para mais informações consulte AQUI:

 Fonte: AIP/COMPETE 2020