A ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal apresenta hoje um projeto, para regenerar a imagem da indústria têxtil e de vestuário nacional dentro e fora do país, cofinanciado pelo COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, que se destina não só às empresas do setor mas também a associações, escolas e centros tecnológicos, estudantes, jovens com alternativas ou desempregados com ideias.
Designado R’ITV – Regeneração ITV, o projeto é descrito como uma ação coletiva de dinamização do ecossistema empreendedor da fileira têxtil e vestuário, destinada a facilitar o desenvolvimento de empresas inovadoras, qualificadas e criativas, com potencial de internacionalização, ajudando também a despertar ‘startups’.
“O que se pretende é contribuir para a melhoria da imagem e perceção da oferta nacional dos produtos e serviços da fileira têxtil e de vestuário, dentro e fora de Portugal“, adiantou à agência Lusa fonte da ATP, esclarecendo que os destinatários são as empresas do setor do têxtil e vestuário, “mas também associações, escolas e centros tecnológicos, estudantes, jovens com alternativas ou desempregados com ideias“.
Segundo a ATP, quando comparada com a de outros mercados mais competitivos, a cadeia de valor da indústria têxtil portuguesa tem claramente um caminho a percorrer nas atividades de maior valor acrescentado, sobretudo no que respeita à criação de marcas próprias suportadas por ‘design‘ e utilização de materiais e tecidos técnicos evoluídos, “bem como numa aposta mais arrojada na gestão da logística e dos canais de distribuição“.
A apresentar hoje, durante a 18.ª edição do Fórum da Indústria Têxtil, em Vila Nova de Famalicão sob o tema “Novos Modelos de Negócio para a Fileira Têxtil e Moda”, o R’ITV incluirá ações centradas na criação de ‘startups‘ com novas possibilidades de negócio, no desenvolvimento das indústrias com capacidade de internacionalização à escala global e na definição do perfil do empresário atual.
Prevê ainda a elaboração de dois estudos sobre “Empreendedorismo Qualificado e Criativo na fileira têxtil e vestuário: diagnóstico e visão prospetiva” e um outro de benchmarking internacional sobre “Boas Práticas de Promoção do Empreendedorismo Qualificado e Criativo na fileira têxtil e vestuário na Galiza”, bem como a realização de oito seminários com temas-chave para o Empreendedorismo Qualificado e Criativo na fileira têxtil e vestuário.
Também incluídas estão a criação do designado ‘Helpdesk‘ do Empreendedor” e a realização de ‘coaching‘ de acompanhamento de novos projetos.
O R’ITV é apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020, prevendo um investimento de 308 mil euros, financiados em cerca de 262 mil euros pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.