Terminado o prazo de candidaturas à edição de 2018 do concurso ‘Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam’, da Comissão Europeia, já é possível realizar um balanço: inscreveram-se a concurso 67 equipas de empreendedores provenientes de vários distritos.

Apesar de se registar uma maior incidência nas candidaturas provenientes de Lisboa (27 %) e Porto (16 %), as regiões de Coimbra (10 %), Évora (7 %), Faro (7 %), Braga (6 %), Vila Real (4 %), Aveiro (3%), Leiria (3%) e a Região Autónoma da Madeira (3 %) também registaram uma participação acima de 1 %.

As 67 candidaturas foram submetidas por 171 candidatos com idades entre os 20 e os 71 anos, maioritariamente homens (63 %) e com nacionalidades que variam entre portuguesa, alemã, belga, luso-brasileira e russa.

A área da Indústria 4.0 e E-Commerce foi a que contou com um maior número de candidaturas (48 %), seguida da área de Capacitação Cívica e Democrática (19 %).

Os restantes projetos inserem-se nas áreas de Saúde e Bem-estar (14 %), Media e Cultura Digital (10 %) e Agricultura Inteligente Economia circular (9 %).

Destas 67 candidaturas, 12 serão selecionadas e consideradas como as equipas finalistas que vão participar nas próximas fases do concurso.

Os vencedores serão premiados com a oferta de formação e de um valor monetário que apoia o arranque dos seus projetos.

Em 2018, vai ser atribuído o Prémio ‘Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam’, de 6 000 euros, a projetos de base tecnológica e digital e o Prémio especial «Democracia Digital», de 4 000 euros, a atribuir a projetos de base tecnológica e digital que promovam a capacitação cívica e a participação ativa dos cidadãos na vida democrática.

Há ainda muitos outros Prémios e Benefícios – incubação, mentoria, capacitação, acesso a redes de especialistas, divulgação nacional e internacional, bolsas de estudo, vouchers de serviços, workshops, etc. – oferecidos por mais de uma dezena de Parceiros da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

 

Ligações úteis:

 

Fonte: rep. CE Portugal