O concurso iProof20, que visa ‘acelerar’ o desenvolvimento de tecnologias e conhecimento criado na UMinho – Universidade do Minho, é lançado hoje, às 15 horas, no anfiteatro B2 do campus de Gualtar, em Braga, uma iniciativa com apoio do NORTE 2020 – Programa Operacional do Norte.
O concurso iProof20 destina-se a responsáveis de projetos de Investigação nas áreas Agro-alimentar, Biotecnologia, Energia, Materiais, Nanotecnologia, Saúde e Tecnologias de Produção e as candidaturas estão abertas até 5 de Março.
A sessão prevê as intervenções do presidente da CCDRN, Fernando Freire de Sousa, do pró-reitor da UMinho para a Valorização do Conhecimento, Fernando Alexandre, e da directora do Departamento de Transferência de Tecnologia da TecMinho, Marta Catarino.
A iniciativa tem o apoio do projeto U.Norte Inova cofinanciado pelo NORTE 2020.
O U.Norte Inova foi lançado a 22 de dezembro de 2016, pelo consórcio UNorte.pt, com o objetivo de promover a Inovação junto das Empresas e Indústrias portuguesas.
Trata-se de uma das iniciativas que o consórcio, constituído pela Universidade do Minho, Universidade do Porto e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pretende implementar, até 2018, e que contempla o lançamento de um ‘Balcão Virtual de Competências e Tecnologias’, que funcionará como uma plataforma de apresentação às empresas de soluções de investigação e tecnologia desenvolvida nas Universidades.
Ao longo dos próximos dois anos, o projeto U.Norte Inova prevê um investimento de 1,12 milhões de euros, cofinanciado pelo Programa Operacional NORTE 2020.
O U.Norte Inova surgiu no âmbito do consórcio da UNorte.pt que, com base na Estratégia Regional de Especialização Inteligente desenvolvida pela CCDR-N, visa aproximar a oferta da procura de conhecimento e potenciar a inovação do tecido empresarial, especialmente da zona norte do país.
U.Norte Inova é um projeto que tem como objetivo apoiar as empresas nacionais no desenvolvimento sistemático e sustentado das suas atividades de inovação e identificar fatores críticos para o processo de inovação e aceleração da criação de valor, estabelecendo uma ponte para as atividades de I&D+i que têm sido promovidas nas instituições de ensino superior U.PORTO, UMinho/
Fonte: NORTE 2020/Correio do Minho/U.Norte Inova