No 1º trimestre de 2019, a Indústria e a Construção contribuíram com 1,5 pontos percentuais para o crescimento de 1,9 por cento do emprego total da Região do Norte, de acordo com o último relatório NORTE CONJUNTURA.
Dos cerca de 31 mil empregos criados por todos os ramos de atividade, cerca de 18 mil (59 por cento) tiveram origem no ramo da construção e mais de 6 mil (21 por cento) vieram das indústrias transformadoras.
O ramo da construção foi mesmo o mais dinâmico durante o 1º trimestre de 2019. Em termos homólogos, o emprego na construção cresceu 17,2 por cento, os edifícios licenciados para habitação aumentaram 13,3 por cento e a avaliação bancária das habitações cresceu 6,9 por cento.
Os indicadores trimestrais do NORTE CONJUNTURA dão igualmente nota de que o valor das exportações de mercadorias por parte de empresas da Região do Norte aumentou 2,3 por cento, em termos homólogos, traduzindo-se numa ligeira aceleração face ao trimestre precedente.
Esta aceleração resultou, em particular, do forte crescimento de 7,6 por cento das exportações de automóveis, outros veículos terrestres, partes e acessórios.
Consulte o NORTE CONJUNTURA, relatório trimestral que apresenta as tendências da evolução económica na Região, no curto prazo, e que está disponível on-line em www.ccdr-n.pt/norte-
Fonte: CCDR-N