Estão a ser estabelecidos protocolos para o desenvolvimento sustentável do oceano, no âmbito da assinatura do acordo entre as fundações Gulbenkian e Oceano Azul.

O acordo contempla um investimento de um milhão de euros nos próximos três anos para apoiar empresas e projetos que criem produtos ou serviços amigos dos oceanos.

Em Lisboa, na assinatura do acordo entre as fundações, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino além de elogiar os protocolos, referiu que mais um milhão não é uma gota de oceano, é muito dinheiro para novos produtos, projetos ou processos.

Os projetos que venham a ser apoiados podem crescer e candidatar-se a outros apoios do Estado, como o Fundo Azul, que distribui 13,6 milhões de anos, num total de 54 milhões orçamentados entre 2015 e 2019.

Ana Paula Vitorino valorizou e incentivou a intervenção ativa de entidades não-governamentais, e do setor privado em geral, na celebração de protocolos para o desenvolvimento sustentável do oceano e realçou que o Estado e o Governo fizeram a sua parte ao criar financiamentos e programas.

 

Fonte: República Portuguesa