A Eurorregião Galiza-Norte de Portugal vai avançar com uma agenda de cooperação no setor do Turismo e os trabalhos já começaram com a promoção dos caminhos portugueses de Santiago de Compostela.
Cofinanciado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriço Interreg Espanha – Portugal, o projeto liderado pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal e agregando como sócios, a Direção Regional de Cultura do Norte, a Axencia de Turismo de Galicia e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal, passa pela estruturação, proteção e valorização dos caminhos portugueses de Santiago de Compostela.
Os próximos passos desta agenda da cooperação foram debatidos num encontro promovido pelo AECT Galiza – Norte de Portugal no Terminal de Cruzeiros em Matosinhos, a 9 de abril.
O evento juntou, do lado português, a CCDR-N, o Turismo de Portugal, o Turismo Porto e Norte de Portugal, E.R. e a Associação de Turismo de Porto e Norte de Portugal e, do lado galego, a Xunta da Galicia, o Instituto de Turismo de España – Turespaña, I.P. e a Axencia de Turismo de Galicia.
Além de identificar, harmonizar, uniformizar e certificar os Caminhos de Santiago, pretende-se uma gestão coordenada das suas rotas principais, uma sinalização harmonizada e a melhoria conjunta da receção e hospitalidade dos peregrinos (em estabelecimentos públicos e privados).
A meta é 2021, ano Xacobeo em que se prevê uma maior afluência de peregrinos.
Adicionalmente, os organismos da Região do Norte e da Galiza comprometeram-se a trabalhar em conjunto na candidatura do Caminho Português a Património Mundial da UNESCO.
Na reunião foram, igualmente, debatidos outros temas da agenda de cooperação como a valorização do demais património turístico da Eurorregião, a internacionalização e promoção conjunta do território e o intercâmbio e formação dos recursos humanos.
Fonte: CCDRN