O IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbanas, foi reconhecido como uma Boa Prática, a nível europeu, no que respeita a instrumentos financeiros de apoio à renovação energética em edifícios.
Em cinco meses de atividade, registaram-se 389 intenções de investimento, no montante de mais de mil milhões de euros, bem como 62 pedidos, no valor de 203 milhões de euros, e 7 contratos foram já assinados até ao momento: 3 no Funchal, 1 em Lisboa, 1 no Porto, 1 em Elvas e 1 em Faro.
O primeiro projeto de reabilitação financiado pelo IFRRU 2020 está localizado na ilha da Madeira e custará 645.000 euros, esperando-se que seja concluído até o final do primeiro semestre deste ano.
O IFRRU 2020 faz parte da estratégia do Governo Português para criar as condições para que a reabilitação seja a principal forma de intervenção na construção e desenvolvimento urbano.
A reabilitação deve ser a regra da transformação da edificação na criação de novos espaços, devendo-se afirmar claramente que a reabilitação de áreas urbanas e urbanas surge como uma abordagem por excelência para o desenvolvimento urbano sustentável.
O IFRRU 2020 destaca-se pelas seguintes razões:
1. Cada município tem um interlocutor, que apoia o processo de licenciamento;
2. A fim de assegurar a seleção das melhores soluções para aumentar a eficiência energética do imóvel a ser reabilitado, um especialista qualificado realizará o processo de Certificação Energética;
3. As candidaturas são apresentadas no momento em que o investidor considera mais adequado, sem fases pré-determinadas para apresentação e decisão sobre candidaturas, ou limites no número de candidaturas.
Entretanto, foi recentemente publicada uma descrição deste instrumento financeiro na Interreg Europe Policy Learning Platform good practice database.
IFRRU 2020 | REABILITAÇÃO URBANA EM TODO O TERRITÓRIO
O IFRRU 2020 é um instrumento financeiro destinado a apoiar investimentos em reabilitação urbana, que cobre todo o território nacional.
Para potenciar mais o investimento, o IFRRU 2020 reúne diversas fontes de financiamento, quer fundos da União Europeia do PORTUGAL 2020, quer fundos provenientes de outras entidades como o Banco Europeu de Investimento e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, conjugando-os com fundos da banca comercial.
Num único pedido de financiamento, o IFRRU apoia, em condições mais favoráveis, o investimento na reabilitação urbana e na eficiência energética do imóvel a reabilitar, sem restrições na natureza da entidade que solicita o financiamento ou no uso a dar ao imóvel a reabilitar.
Este pedido poderá ser apresentado junto da rede comercial dos bancos selecionados – Santander Totta, Banco BPI, Millenium BCP e Popular -, e em qualquer momento, isto é, sem fases prévias para apresentação dos pedidos de financiamento, e sem limites ao número de pedidos que pretenda realizar.
Consulte aqui o FOLHETO síntese.
Fonte: IFRRU2020/Interreg Europe