A Comissão Europeia, ao abrigo do instrumento «Teaming» do programa Horizonte 2020, selecionou para financiamento 30 novos projetos, entre os quais dois portugueses, que contribuirão para reduzir as diferenças em termos de Investigação e Inovação entre os Estados‑Membros da União Europeia (UE).

Cada um destes projetos recebe até 400 000 euros para demonstrar o potencial futuro de novos Centros de Excelência, fazendo equipa com instituições de renome de toda a Europa.

Em Portugal, foram selecionados o projeto BIOPOLIS’ do Instituto de Ciências Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto (upgrade do CIBIO) que, em parceria com a Universidade de Montpellier, em França, fomenta um ambiente de investigação internacional e multicultural com investigadores de vários países organizados em grupos temáticos de investigação na área da biodiversidade e dos recursos genéticos.

O outro projeto português selecionado chama-se LIS-Water  Lisbon International Centre for Water, é coordenado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil e desenvolve parceria com a Universidade de Cranfield, no Reino Unido, e com o Instituto de Gestão de Empresas (IAE), de Paris. Este projeto tem por finalidade a criação de um centro de excelência em Portugal no setor da água e atrair especialistas mundiais, nacionais e estrangeiros, centrando-se no desenvolvimento e na disseminação do conhecimento sobre políticas públicas, regulação e gestão de recursos hídricos e dos serviços de águas.

Carlos Moedas, Comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação e responsável pelo programa Horizonte 2020, disse sobre esta iniciativa: «Trata-se de um Instrumento que permite estabelecer pontes, reforçar laços, partilhar conhecimentos entre instituições de excelência e diminuir as diferenças entre os países no campo da Investigação e da Inovação. É com especial agrado que constato a presença de dois projetos portugueses financiados em áreas tão relevantes como a biodiversidade e a água».

Estes projetos «Teaming» financiados pelo Horizonte 2020 incluem parcerias entre instituições de investigação, agências, universidades e autoridades nacionais e regionais de toda a Europa.

Durante 12 meses, estes 30 projetos estarão em condições de reunir os seus conhecimentos e partilhar competências que reforçarão a posição competitiva das instituições envolvidas e alimentarão a Ciência de Excelência nos países europeus.

 

Fonte: RAPID-CE