No próximo dia 24 de maio realiza-se a Conferência de Lançamento do Interreg Espaço Atlântico – Programa Transnacional de Cooperação Europeia, a ter lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Sob o mote «Promoting synergies, achieving results|Promovendo sinergias, alcançando resultados», o evento pretende juntar no mesmo espaço decisores-chave locais, regionais, nacionais e Europeus estakeholders, para o debate sobre questões de importância estratégica para o desenvolvimento das Regiões Atlânticas.

Esta conferência de lançamento será o momento para apresentar oficialmente as características e a visão do novo Programa para o período futuro, debater a mais-valia da Cooperação Territorial para as regiões do Espaço Atlântico, bem como fornecer informações sobre os projetos que o Programa pretende financiar no âmbito do primeira Convocatória já em andamento.

Mais informações e acesso a inscrição on-line serão publicados em breve no novo site Interreg Espaço Atlântico.

Consulte aqui o PROGRAMA provisório.

INTERREG Espaço Atlântico

Como parte da política de coesão da União Europeia, o INTERREG Espaço Atlântico apoia projetos de cooperação transnacionais em 38 regiões de cinco países do Atlântico: França, Irlanda, Portugal, Espanha e Reino Unido, contribuindo assim para a concretização da coesão económica, social e territorial.

O objetivo global é implementar soluções para responder aos desafios regionais nos domínios da inovação, da eficiência dos recursos, do ambiente e dos bens culturais, apoiar o desenvolvimento regional e o crescimento sustentável.

Com um orçamento total de 185 milhões €, que compreende uma alocação de fundos acima dos 140 milhões € do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o Programa centra-se em quatro principais prioridades e objetivos específicos relacionados:

1. Promover a inovação e a competitividade

  • Melhorar a capacidade de inovação através da cooperação para fomentar a competitividade
  • Reforçar a transferência de resultados de inovação para facilitar a emergência de novos produtos, serviços e processos

2. Promover a eficiência dos recursos

  • Promover a energia renovável e a eficiência energética
  • Promover o crescimento verde, a eco inovação e a eficiência ambiental

3. Fortalecer a resiliência do território face aos riscos de origem natural, climática e humana

  • Promover sistemas de gestão de riscos

4. Reforçar a biodiversidade e o património natural e cultural

  • Promover a proteção da biodiversidade e os serviços de ecossistemas
  • Valorizar os ativos e património natural e cultural para estimular o desenvolvimento económico

O documento de referência principal do programa é o Programa de Cooperação (CP) INTERREG Espaço Atlântico.

Fonte: AD&C/NCTE/Interreg Espaço Atlântico