O Programa Operacional NORTE 2020 lançou um novo concurso que incentiva a realização de Investimentos Empresariais em Inovação e prevê, simultaneamente, a atribuição de um incentivo não reembolsável e a concessão de um crédito aprovado por uma instituição com protocolo celebrado com as autoridades de gestão do Portugal 2020.
Estes Investimentos Empresariais em Inovação englobam a criação de novas fábricas, o aumento da capacidade instalada ou a diversificação da produção.
A reprogramação do Acordo de Parceria com a Comissão Europeia abriu portas à afetação de mais verbas ao financiamento direto das empresas e à introdução de um novo mecanismo em que o anterior incentivo reembolsável é substituído por um empréstimo bancário sem juros.
O concurso, com candidaturas até 15 de março de 2019, prevê como despesa mínima elegível por candidatura o montante de 75 mil Euros e considera a concessão de majorações, caso o investimento se localize num território de baixa densidade, se enquadre nas áreas da Indústria 4.0, se permitir a criação de emprego qualificado e se o investimento apresentar capitais próprios.
Acresce que parte do financiamento disponível (25 milhões de Euros) deverá ser aplicado em territórios de baixa densidade.
Os documentos do concurso encontram-se disponíveis no website do NORTE 2020 em Concursos Abertos, na área Competitividade e Internacionalização.
Fonte: NORTE 2020