O NORTE 2020 – Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020, já aplicou cerca de 2 mil milhões de Euros de fundos da União Europeia em projetos públicos e privados na região.
O balanço, com dados de 30 de setembro e disponível no novo endereço Programa-Projetos Aprovados, é relativo à aprovação de 5.800 projetos que estão em curso e deverão tornar o Norte de Portugal mais competitivo e mais coeso face às demais regiões europeias.
Parte significativa deste investimento reflete-se no apoio a micro e pequenas empresas da região, responsáveis pela execução de perto de 4.300 projetos.
O maior volume de financiamento incide na construção ou modernização de fábricas, no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, na qualificação ou certificação e em ações de internacionalização.
A procura destes apoios foi muito superior ao do ciclo comunitário anterior e, à data, estão a ser aplicados 824 milhões de Euros de fundos da União Europeia para um investimento elegível de 1,5 mil milhões de Euros.
Dos projetos apoiados pelo NORTE 2020 ganha igualmente destaque o financiamento concedido ao investimento municipal, que tem permitido a construção ou modernização de infraestruturas coletivas.
São exemplo as escolas, a promoção do património cultural e natural, a aposta em eficiência energética, a promoção das TIC nos serviços públicos, bem como da reabilitação e mobilidade urbanas.
Neste contexto, estão a ser aplicados 385 milhões de Euros de fundos da União Europeia para um investimento elegível de 453 milhões.
Fonte: Norte 2020