As microempresas ‘Startups‘ na fase inicial do seu ciclo de vida (quatro anos de existência ou menos) dispõem de uma nova Linha Apoio ao Desenvolvimento de Negócio ADN 2018 – Start Up, com um montante global de dez milhões de euros.

ADN 2018 – Start Up foi criada pela SPGM, pelo IAPMEI, pelo Turismo de Portugal e por três sociedades de garantia mútua, e para ter acesso as empresas terão de ter um mínimo de 15% de capitais próprios.

Terá um prazo de vigência de até 12 meses após o seu início e 5% dos 10 milhões orçamentados serão atribuídos exclusivamente ao setor primário.

O prazo das operações apoiadas poderá, ir até 8 anos, contando todas as startups com um período de carência de capital até 24 meses.

FINANCIAMENTO DA UNIÃO EUROPEIA

A Comissão Europeia vai reunir numa estrutura única todo o financiamento da UE que será concedido de 2021 a 2027 sob a forma de empréstimos e garantias.

O Programa InvestEU vai englobar um fundo, urna plataforma de aconselhamento e um portal com o objetivo de criar emprego e fomentar o crescimento.

Para o mesmo período, a Comissão propôs atribui 100 mil milhões de euros à investigação e à inovação, no âmbito do novo Programa Horizonte Europa para a Investigação e Inovação.

Fonte: SGPM/Destak/Horizonte Europa