Foi lançada a nova plataforma digital ‘Portugal Exporta’, uma iniciativa da AICEP que vai apoiar as empresas portuguesas a exportar mais.

Com o apoio do Programa Operacional COMPETE 2020, a nova plataforma tecnológica desenvolve novos produtos e serviços de maior valor acrescentado e completamente customizados, indo ao encontro das expectativas e necessidades específicas de cada empresa, tendo em conta o seu grau de maturidade para a internacionalização, setor de atividade e produtos.

O lançamento do primeiro pilar da Transformação Digital da AICEP, a plataforma Portugal Exporta, decorreu em Aveiro, a 15 de abril com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado pela AICEP e trazer mais empresas para a internacionalização, contribuindo, assim, para o alargamento da base exportadora nacional.

Através do recurso a Inteligência Artificial, a plataforma disponibiliza ferramentas com múltiplas facilidades: matching entre empresas e mercados, importadores e parceiros, indicação de oportunidades de negócio, ações comerciais e de capacitação, desenho de planos de ação de internacionalização à medida, diagnósticos de maturidade da empresa, sugestão de notícias, eventos e outros conteúdos relevantes, alertas para os prazos dos incentivos disponíveis.

Será uma solução digital personalizada e fácil de utilizar, em modo de self-service.

A partir da recolha de um grande volume de dados (ex: empresas exportadoras, setores, mercados, empresas importadoras), com recurso a tecnologias de Inteligência Artificial, incluindo Machine Learning, e também Big Data, a “máquina” vai entregar informação, serviços e oportunidades de negócio com elevado nível de relevância para as empresas.

Os especialistas da AICEP farão um aconselhamento mais dirigido a cada empresa, criando novos produtos de forma contínua, sempre atualizados e adaptados às necessidades e contexto económico e empresarial, nacional e internacional.

Esta solução tecnológica tem vindo a ser desenvolvida em cocriação com as empresas, de modo a garantir que responderá em pleno às suas necessidades. O primeiro setor em foco foi o Calçado e, no prazo de um ano, todos os setores da economia portuguesa estarão cobertos.

Após o Portugal Exporta, serão lançados os restantes pilares da Transformação Digital da AICEP: um Portal dedicado ao Investimento, o Business Match Making, que ficou conhecido como o “Tinder” das Empresas, o Acelerador da Internacionalização Online (dedicado ao E-Commerce) e o Otimizador do Investimento, que sugere a localização recomendada para grandes projetos de investimento.

Todas estas novas ferramentas decorrem de medidas Simplex, aprovadas pelo Governo.

 Para saber mais, aceda à plataforma Portugal Exporta.

Fonte: AICEP Portugal Global