No passado dia 10 de dezembro, realizou-se a sessão de Apresentação do Novo Sistema de Incentivos à Inovação um instrumento que altera o funcionamento do SI Inovação, sendo profundamente orientado para alavancar o investimento nas PME – Pequenas e Médias Empresas.
Na Agenda de Trabalhos constou a Apresentação do Novo SI Inovação no Portugal 2020, seguida da Assinatura de protocolos de colaboração entre o Portugal 2020 e as instituições de crédito no âmbito do Novo SI Inovação, e ainda um debate sobre O Portugal 2020 e o Investimento nas Empresas.
Consulte o novo AVISO N.º 31/SI/2018, entretanto já lançado pelo Programa Operacional COMPETE 2020.
SI INOVAÇÃO ASSEGURA UM FINANCIAMENTO TOTAL DE 1 MIL M€
O Novo Sistema de Incentivos à Inovação associa o reforço da dotação via reprogramação a uma maior alavacangem através de funding alocado pelo bancos, garantindo a manutenção o mesmo nível de incentivo para todas as empresas e assegurando a capacidade de financiamento dos projetos das PME.
O Sistema de Incentivos à Inovação passa a funcionar com um sistema híbrido de apoio, que combina incentivo não reembolsável, com um instrumento financeiro de garantia (nas mesmas condições do anterior incentivo reembolsável – reembolso de capital e isenção de juros).
Assim, as PME que se proponham investir com projetos elegíveis no SI Inovação beneficiarão logo à partida com uma componente de subsídio não reembolsável (anteriormente apenas atribuída sob a forma de isenção de reembolso após a aferição do cumprimento dos resultados), sendo o anterior subsídio reembolsável substituído por um empréstimo bancário sem juros.
Consulte AQUI:
| Aviso N.º 31/SI/2018 – SI INOVAÇÃO PRODUTIVA
Fonte: AD&C/Compete 2020