Tem menos de 250 trabalhadores? O seu volume de negócios anual é inferior a 50 milhões EUR? Se sim, a sua empresa é considerada uma Pequena ou Média Empresa (PME).
Quer esteja já em funcionamento ou apenas em fase de constituição, o EURES – Portal Europeu da Mobilidade Profissional, pode ajudar a simplificar os passos.
COMO COMEÇAR
Enquanto cidadão da União Europeia (UE), tem o direito de criar uma empresa em qualquer Estado-Membro.
Para começar a eliminar os entraves burocráticos, aceda a Trabalho por conta própria (Condições de vida e de trabalho). No menu pendente, selecione o país onde pretende abrir a sua PME. Aqui poderá obter orientação passo a passo em todo o procedimento.
ACONSELHAMENTO SOBRE FINANCIAMENTO
O EURES não fornece financiamento direto, mas existem vários programas da UE que oferecem empréstimos ou subvenções consoante o tipo da sua PME. Para saber se existe um programa de financiamento para ajudar a sua PME, consulte o Guia para principiantes em matéria de financiamento da UE.
Se está a pensar contrair um empréstimo ou obter financiamento em capitais próprios, pode experimentar o COSME, o Programa da UE para a Competitividade de Empresas e Pequenas e Médias Empresas 2014 – 2020.
Oferece acesso a empréstimos através de instituições financeiras locais. Para saber onde se candidatar no seu país, aceda a Acesso a financiamento.
Se a sua PME estiver com dificuldades financeiras, a Comissão Europeia pode ajudá-lo a avaliar a sua situação e encontrar as melhores soluções.
Saiba mais em Bankruptcy and second chance (Falência e segunda oportunidade).
ENCONTRAR TRABALHADORES ATRAVÉS DO EURES
O EURES disponibiliza diferentes plataformas onde pode anunciar empregos e encontrar candidatos a emprego que satisfaçam os seus requisitos.
Registe-se gratuitamente como empregador para utilizar a Pesquisa de CV para Empregadores e encontrar pessoas que procuram emprego na sua área. Pode consultar os CV dos candidatos a emprego online e guardar os que são mais adequados.
Se pretender contratar jovens, incluindo aprendizes ou estagiários de toda a Europa, a Drop’pin@EURES poderá atender às suas necessidades.
Por que não publicar uma oferta de emprego no portal EURES? Aceda a Publicar uma oferta de emprego para saber como fazê-lo.
Pode publicar uma oferta de emprego através da base de dados de empregos nacionais no seu país e ligá-la ao portal EURES. Selecione o seu país no menu pendente para encontrar o seu contacto local.
DIREITO DO TRABALHO
Pretende contratar trabalhadores de outros Estados-Membros? Consulte as informações sobre autorizações de trabalho e como registar trabalhadores em Vida e trabalho.
ESTABELECER CONTACTOS
Se pretender desenvolver-se a nível internacional, consulte a Rede europeia de empresas para obter aconselhamento e apoio. A rede possui milhares de peritos que o podem ligar a contactos internacionais úteis.
Consulte a página de próximos eventos nas Jornadas Europeias do Emprego. Estes eventos conferem-lhe a oportunidade de se encontrar com um grande número de candidatos a emprego num único local.
Pode promover a sua PME e publicar ofertas de emprego. Também pode marcar entrevistas antecipadamente para recrutar trabalhadores durante o evento. Se não puder viajar para assistir aos eventos, pode participar através da Internet.
Existem também as Jornadas Europeias do Empregador, onde pode estabelecer contacto com outras empresas e profissionais de formação no seu setor.
E que tal participar numa feira de emprego internacional? É outra forma de se fazer notar e atrair os melhores trabalhadores. É também uma oportunidade de ficar a conhecer a concorrência.
Saiba quando todos estes eventos vão acontecer no Calendário de Eventos do EURES.
OPORTUNIDADES COMERCIAIS
Oferece serviços de que a Comissão necessita? A Comissão contrata PME para a prestação de vários serviços. Saiba que contratos são oferecidos e talvez possa fazer uma proposta vencedora em resposta a Convites à Apresentação de Propostas.
Em caso de qualquer dúvida, clique em EURES para contactar um Conselheiro.
Ligações úteis:
- Programas de apoio a empresas da UE
- Conselheiro EURES
Fonte: EURES