Na edição nº 113 da revista Indústria PO CH – Programa Operacional Capital Humano dá a conhecer os seus recentes resultados e as áreas de Formação, em destaque neste número, e que têm apoio do FSE – Fundo Social Europeu.

Este artigo do PO CH, em linha com o desenvolvido na edição nº 112 da revista, pretende dar a conhecer a um público especializado, o contributo dos Fundos da União Europeia, em particular do FSE, na promoção de capital humano especializado e tecnologicamente adaptado às novas exigências do mercado de trabalho.

Especifica-se o apoio do POCH em Educação e Formação em determinadas fileiras ou clusters produtivos.

As áreas de formação em destaque nesta edição são a Indústria Automóvel, Indústrias de Madeira e Mobiliário, Indústrias Navais, Metalúrgicas e Eletromecânicas, Industria da Cortiça, Industria da Fundição e Industria da Borracha.

Procedeu-se à identificação dos beneficiários apoiados em cursos nas diferentes tipologias de Intervenção cuja área de Formação se relaciona com aqueles setores de produção, tendo por referência o universo total dos 247 mil participantes apoiados pelo POCH até à data da recolha de informação.

Assim, verifica-se que 28 605 formandos e bolseiros integram projetos em áreas de formação/estudo que contribuem para capacitar os setores produtivos em destaque nesta edição.

58% (16 596) destas ações conferem o nível ISCED 3 (Ensino Secundário), ou uma qualificação profissional de nível 4. No Ensino Superior (ISCED 6, 7 e 8) foram apoiados 12 009 bolseiros, dos quais 96% nas áreas de Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção (11 517).

O PO CH terminará este conjunto de artigos com o objetivo de relacionar áreas de formação e estudo e setores de produção.

No nº 114, da Revista Industria, que será divulgada durante o mês de dezembro, será destacada a construção metálica nacional e o cluster do Aço, cluster do Mar e cluster Aeronáutico. 

Para ter acesso a toda a informação consulte o ARTIGO na íntegra.

Fonte: PO CH