No próximo dia 20 de fevereiro, realiza-se um evento sobre a Participação de Portugal no Horizonte 2020 e Perspetivas para o 9º Programa Quadro, promovido pela FCT  Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a ANI – Agência Nacional de Inovação.

A sessão tem lugar às 16h30, no Grande Anfiteatro do Centro de Congressos do IST – Instituto Superior Técnico em Lisboa.

Durante a sessão será apresentado o desempenho das entidades nacionais no Horizonte 2020  Programa da União Europeia para a Investigação, Ciência e Inovação, bem como exemplos de boas práticas no âmbito deste Programa-Quadro.

O evento conta com as participações do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e de Carlos Moedas, Comissário Europeu para Investigação, Ciência e Inovação.

Entretanto, no âmbito do Horizonte 2020, realizam-se Parcerias Internacionais as quais englobam Programas com concursos para projetos de Investigação Exploratória, nomeadamente:

PROGRAMAS

As Parcerias Internacionais têm como missão estratégica facilitar, estimular e reforçar as redes de colaboração científica entre grupos universitários portugueses e a sua integração em redes de grande credibilidade e reconhecimento internacional.

Lançadas em 2006, promovem o reforço das instituições científicas e de ensino superior nacionais, potenciando projetos inovadores e recursos humanos altamente qualificados que contribuam para fortalecer a capacidade científica e tecnológica nacional.

A primeira fase das Parcerias Internacionais terminou em 2012. Após uma Avaliação externa e independente das Parcerias estabelecidas, conduzida pela Academia da Finlândia, foi recomendada a renovação dos Programas, dado o potencial demonstrado deste modelo para promoção de I&D e mudança cultural.

Na segunda fase das parcerias agora em curso, as atividades desenvolvidas pelos diversos Programas têm como fio condutor a promoção da investigação com objetivo empreendedor.

Pretende-se assim promover a investigação científica centrada na componente de inovação e de transferência de tecnologia.

Os concursos de investigação tecnológica promovidos pela FCT terão assim como objetivo principal desenvolver investigação de caráter inovador com forte impacto económico, que demonstrem uma forte ligação entre a académia e a Indústria.

 

Fonte: FCT/ANI/Horizonte20201144