O Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020 já aprovou mais de 14.400 projetos de investimento, correspondentes a um investimento total superior a 2,2 milhões de euros e a apoios de 1,1 milhões de euros, conforme anunciado pelo Ministério da Agricultura.
Em comunicado, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural destaca que os 1.127 milhões de euros já pagos aos agricultores portugueses desde o início do programa colocam o PDR 2020 num nível “320% acima do valor obrigatório de execução“.
“Portugal é já o terceiro Estado-membro da União Europeia no que respeita à execução do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), destinado à agricultura“, refere, avançando que “atrás de Portugal, na União Europeia, estão países como a Alemanha, França, Itália ou Espanha, apenas tendo melhor resultado a Irlanda e a Finlândia“.
Das candidaturas aprovadas, “cerca de 6.000 dizem respeito exclusivamente a apoios aos jovens agricultores, que beneficiam de um apoio público global de mais de 400 milhões de euros“.
Os restantes projetos distribuem-se pelas diferentes medidas do Programa de Desenvolvimento Rural, com especial incidência nas medidas de investimento nas explorações agrícolas, que absorveram já apoios na ordem dos 145 milhões de euros.
Fonte: Portugal Gov./LUSA