A Comissão Diretiva do PO CH – Programa Operacional Capital Humano, apresentou os seus Resultados no âmbito da 5ª Reunião da Comissão de Acompanhamento do Programa, que se realizou no dia 28 de novembro, em Lisboa.
“O PO CH é o Programa dos fundos europeus que mais pagou aos seus beneficiários e o que tem o maior nível de execução, 21%“, revelou Joaquim Bernardo, presidente da Comissão Diretiva.
Dos 858 milhões de euros pagos, (71% do total aprovado e 24% da dotação total para o período 2014-2020), mais de cinquenta por cento do financiamento está concentrado no Ensino Profissional, tendo nesta tipologia de operação sido aprovados 163 mil jovens participantes nos cursos apoiados, seguindo-se os apoios no Ensino Superior e nos Programas de Doutoramento com 70 047 estudantes/bolseiros apoiados.
O total de participantes efetivamente apoiados em todas as tipologias do Programa ultrapassa os 240 mil, face aos mais de 370 mil aprovados em candidatura.
Relativamente às metas definidas para 2018, o PO CH ultrapassou em quase 1 milhar de participantes os 106 mil jovens a abranger em cursos profissionais até 30 de setembro e está sensivelmente a 20% de atingir as metas de realização no âmbito do ensino superior estipuladas para 2018, particularmente as metas relativas ao número de estudantes apoiados pela ação social no ensino superior (83 000) e ao número de bolseiros abrangidos em doutoramento (3000).
Também em relação aos adultos apoiados em cursos de formação escolar e/ou profissional o valor já alcançado (16 790) permite ao PO estar também muito próximo da meta estabelecida para o efeito para 2018, de 20 000 abrangidos.
“Estes números são uma garantia de estarmos bem posicionados para atingir as metas“, afirmou o responsável máximo do Programa.
Inserido na estratégia global do Portugal 2020, o PO CH tem como objetivos estratégicos promover o aumento da qualificação da população, ajustada às necessidades do mercado de trabalho e em convergência com os padrões europeus, garantindo a melhoria do nível de qualidade nas qualificações adquiridas, melhorando o sucesso escolar, reduzindo o abandono, promovendo a igualdade, a coesão social e o desenvolvimento pessoal e da cidadania, a par do reforço da competitividade económica do país.