Já foram divulgados os últimos resultados do Instrumento PME do Programa de Investigação Horizonte 2020, que distribuiu 5,9 milhões de euros a mais 119 PME de 24 países, entre os quais Portugal.

Neste grupo, encontram‑se três PME portuguesas, de Braga e Carcavelos, que recebem 50 000 euros cada.

A empresa NeuropsyAI – Serviços e Investigação em Neurociências, Lda, sedeada em Braga, candidatou-se com o projeto NEUROPSYCAD constituído por um serviço online que permite um diagnóstico precoce e preciso de perturbações neuropsiquiátricas.

A outra empresa de Braga, a Nuada, Lda., apresentou o projeto NUADA que consiste numa luva especial que previne e compensa dificuldades de manipulação de objetos decorrentes de perturbações músculo-esqueléticas.

A empresa de Carcavelos contemplada pelo financiamento agora atribuído foi a EXACTO, Sociedade de Estudos e Planeamento, Lda. O seu projeto Day-by-day cria uma nova metodologia destinada a produzir previsões de tráfego a curto prazo para concessões rodoviárias.

Por ocasião da divulgação destes resultados, Carlos Moedas, Comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, responsável por este instrumento financiado pelo Horizonte 2020, afirmou: «Este Instrumento de apoio tem-se revelado a melhor porta de entrada para as PME no Programa Horizonte 2020. Desde a sua criação em 2014, já foram financiadas 65 PME portuguesas inovadoras em vários domínios».

Carlos Moedas avançou ainda que: «A fase do estudo de viabilidade que agora financiamos permite aos beneficiários perceber as oportunidades de mercado para os seus produtos inovadores disruptivos e o caminho a seguir. Esta é uma das formas que a UE dispõe para ajudar as PME inovadoras, fundamentais para reforçar e atrair investimento, criar novos postos de trabalho e favorecer o crescimento económico».

 

Fonte: Rep. da CE em Portugal