Com candidaturas abertas até 10 de janeiro de 2018 o Programa Europeu URBACT III, para apoiar redes de cidades que trabalhem em soluções comuns para os desafios urbanos, lançou um novo concurso para a criação de Redes de Transferência, que incidam na adaptação, reutilização e transferência de boas práticas testadas nas cidades europeias.

concurso prevê que as Redes de Transferência URBACT sejam uma ferramenta de troca e aprendizagem para as cidades, motivadas em transferir uma das 97 Boas Práticas URBACT.

Dirigem-se a cidades premiadas com o selo Boas Práticas URBACT.

Destaca-se que, na sequência do primeiro concurso para a criação de Redes de Planeamento e Ação no âmbito do Programa URBACT III, a Região Norte passa a integrar três redes temáticas.

Braga é parceira na Rede “BSInno: Social Innovation Ecosystems” e o Porto participa nas Redes “CSCD: smart city technologies” e “URBAN3S”.

No total, o Comité de Acompanhamento selecionou, de um conjunto de 99 propostas que abrangeram mais de 111 cidades europeias, 21 Redes de Planeamento e Ação.

Estas deverão, ainda, passar pela designada “Fase 1: Consolidação”, que tem como principal objetivo permitir a cada rede, através da alocação de tempo e recursos financeiros, consolidar o dossiê de candidatura e aumentar o leque de cidades parceiras.

A expetativa é de, nos próximos seis meses, as cidades europeias, incluindo as do Norte de Portugal, com projetos nas áreas temáticas já selecionadas venham a manifestar interesse de integrar as redes já estabelecidas, entrando diretamente em contacto com o respetivo Coordenador Local designado pela Cidade Líder.  

 

Fonte: URBACT III/CCDRN