A 29 de maio de 2018, a Comissão Europeia apresentará propostas pormenorizadas para a próxima geração de programas financeiros para o quadro financeiro plurianual pós-2020, que constitui o orçamento da União Europeia (UE) a longo prazo.
Estas propostas serão concebidas de modo a permitir que a UE atinja os objetivos fixados nos domínios mais importantes em que a sua intervenção possa ser mais eficaz do que a ação isolada dos Estados-Membros.
Para tal, é necessário fazer uma avaliação cuidadosa tanto do que funcionou bem no passado, como do que poderá ser melhorado no futuro.
Nesse sentido, a Comissão Europeia realiza uma CONSULTA PÚBLICA, que se integra nesse processo e tem como objetivo recolher as opiniões de todas as partes interessadas sobre a forma de tirar o máximo partido de cada euro do orçamento da UE.
O prazo de resposta à consulta pública termina no dia 15 de março – ainda vai a tempo de dar o seu contributo.
Foram realizadas consultas semelhantes no âmbito de avaliações dos programas financeiros da UE em vigor em vários domínios de intervenção, nomeadamente sobre os seus resultados até à data e os futuros desafios.
As opiniões expressas pelas partes interessadas nestas consultas serão tidas em conta no processo de elaboração do futuro quadro financeiro plurianual, atualmente em curso.
Paralelamente à presente consulta, estão a decorrer outras consultas, que abrangem o conjunto do financiamento futuro da UE nos domínios da coesão, do investimento, investigação e inovação, PME e mercado único, da migração, da segurança, das infraestruturas estratégicas e dos valores e mobilidade.
Aceda AQUI:
| CONSULTA PÚBLICA sobre os Fundos da UE no domínio da Coesão