A União Europeia está a unir forças com parceiros globais para iniciar um esforço de comprometimento, a Resposta Global ao Coronavírus, a partir de 4 de maio de 2020.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as organizações globais de saúde lançaram uma chamada conjunta para que sejam desenvolvidos acesso equitativo a diagnósticos, terapêuticas e vacinas seguras, de qualidade, eficazes e acessíveis contra o coronavírus.
A partir de 4 de maio, todos os países, organizações internacionais ou instituições financeiras poderão comprometer-se a ajudar a atingir a meta de financiamento de 7,5 bilhões de euros em financiamento inicial, bem como as empresas do setor privado.
A UE não pode legalmente pedir doações de cidadãos, mas está a convidar as pessoas a demonstrarem seu apoio, interagindo on-line, divulgando a conscientização sobre a iniciativa e incentivando as empresas a participar. As pessoas também podem entrar em contato diretamente com as organizações parceiras.
Para arrecadar fundos para apoiar este investimento, a União Europeia e seus parceiros vão organizar uma maratona mundial de doações. Países e organizações de todo o mundo são convidados a comprometer-se a ajudar a atingir a meta de 7,5 bilhões de euros em financiamento inicial.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse: “Precisamos aproximar o mundo, seus líderes e pessoas contra o coronavírus. Em apenas 10 dias, lançaremos um esforço global de doação. Uma verdadeira maratona. Porque vencer o coronavírus requer uma resposta global e ações sustentadas em muitas frentes. Precisamos desenvolver uma vacina, produzi-la e implantá-la em todos os cantos do mundo. E precisamos disponibilizá-lo a preços acessíveis. ”
Pesquisadores e inovadores em todo o mundo estão a trabalhar arduamente para encontrar soluções para salvar vidas e proteger a nossa saúde. A partir de 4 de Maio, a Comissão irá registrar as promessas de países e fundações empresariais.
A Comissão também está a convidar governos, líderes empresariais, filantropos de figuras públicas, artistas e cidadãos a aumentar a conscientização sobre esse esforço global de comprometimento. Os recursos arrecadados serão canalizados em três vertentes: diagnósticos, tratamentos e vacinas.
A contagem regressiva para o início da maratona começa hoje, o primeiro dia da Semana Mundial de Imunização 2020, organizada pelas Nações Unidas. O tema deste ano é #VaccinesWork for All e a campanha concentrar-se-á em como as vacinas, bem como as pessoas que as desenvolvem, entregam e as recebem, trabalham para proteger a saúde de todos, em todos os lugares.
Paralelamente, a Comissão está a investir centenas de milhões de euros em Medidas de Pesquisa e Inovação para desenvolver vacinas, novos tratamentos, testes de diagnóstico e sistemas médicos para impedir a propagação do coronavírus.
Saiba mais sobre o esforço e como se envolver no site de resposta global do Coronavirus: europa.eu/Global-
Fonte: CE